quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

História da Escola


Fundada em 1971 a Escola São Joaquim começou funcionando no Centro Espírita Serapião Ribeiro com pessoas voluntárias e era ligada à Subsecretaria Estadual de Educação.
Havia um grande número de crianças sem estudar no bairro, o espaço físico foi ficando insuficiente. Então, surgiram extensões na Igreja Católica São Joaquim e na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, até a Prefeitura Municipal de Anápolis construir algumas salas onde atualmente funciona a escola, situada à Rua B, nº 275 – Bairro São Joaquim. Hoje a escola conta, em média, com 76 funcionários e 961 alunos, funcionando nos três turnos: o Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano nos turnos matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no turno noturno.
Sebastião, um morador do bairro São Joaquim, vivia a realidade de várias crianças fora da escola, então ele tomou a iniciativa de procurar a Secretaria Estadual de Educação e propôs o funcionamento de uma sala de aula no Centro Espírita Serapião Ribeiro, que se tornou realidade durante muito tempo, trabalhando com voluntários e sala multiseriada. Até que a Prefeitura Municipal de Anápolis construiu uma pequena parte da atual escola, que se passou a chamar Escola Municipal São Joaquim e, posteriormente sofreram várias ampliações e mudança do nome para Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim.
Esper Gebrim, político influente da época, e sua esposa Maria Brasília de Aquino Gebrim, homenageam sua filha Maria Aparecida Gebrim, que nasceu em 10 de maio de 1956 e faleceu em 15 de janeiro de 1983, estudou até o 2º grau no Colégio Auxilium, fez Turismo na Faculdade de Turismo em Brasília e Ciências Sociais em Anápolis, falava inglês fluentemente, foi funcionária em várias embaixadas e professora de Inglês. Esteve nos Estados Unidos por um período de um ano e lá deu continuidade aos seus estudos; ela se destacou devido sua dedicação, compromisso e responsabilidade em tudo que fazia.

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Peço ajuda.

    Sou Calixto Abrahão Gebrim, necessito contatar com membros da família Gebrim.

    Meu e-mail calixto.abrahao@uol.com.br

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir